Minha lista de 12 livros para 2018!

1/17/2018

E ai pessoal, como vocês estão? Muitos projetos literários para 2018? Eu já separei uma lista com doze títulos que pretendo ler em 2018, e que mostro para vocês no post de hoje!

Como dificilmente dou conta de cumprir listas de desafios com temas específicos, meu critério foi selecionar os livros que mais tenho vontade de ler entre os títulos da minha estante. Confesso que foi complicado escolher só doze, mas nessas horas de criar objetivos e metas precisamos ter foco, rs.

E os doze livros para 2018 são:



1. J.R.R. Tolkien: O senhor da fantasia - Michael White
A biografia do Tolkien provavelmente será minha primeira leitura do projeto Tolkien e a Terra Média, que começarei esse ano e sobre o qual já falei com vocês aqui. Essa edição é muito bonita, tem capa dura e imita um obra antiga, com riscos e folhas amareladas com as pontas escuras. Só de pegar o livro na mão já entramos no clima, rs, o que é muito bacana.

2. Proposta Inconveniente - Patricia Cabot
É outro título da Meg Cabot no gênero romance de época e o que mais me atraiu nessa história foi a trama de piratas, e toda essa coisa de aventura no mar, navios etc. Até hoje, mesmo depois de anos que esse livro está na minha estante, ainda não li nenhum outro que apresente um enredo parecido, então a curiosidade ainda é alta.

3. Anna Kariênina - Liev Tolstoi
Talvez o título mais desafiador da lista, Anna K. é um clássico em formato de calhamaço que escolhi para 2018. Apesar de ser enorme, as opiniões que vi por aí sobre ele dizem que é quase impossível largar o livro e que a história é muito envolvente. Ainda bem, consegui fugir do spoilers por vários anos então não sei muitos detalhes do enredo. Vai ser surpresa!

4. Mrs. Dalloway - Virginia Woolf
Numa tentativa de equilibrar a minha lista coloquei um livro mais fininho que também é um clássico! Apesar de ser uma edição de bolso e sem textos de apoio, vi várias críticas elogiando a tradução da Denise Bottmann para Mrs. Dalloway. Curiosa!

5. Pais e Filhos - Ivan Turgueniev
Mais um clássico russo para a seleção de 2018 de um ator super reconhecido. O livro foi responsável por uma das maiores polêmicas da literatura russa, ficou conhecido pelo termo “niilista” - como se define um dos personagens principais - e deve ser bem interessante!

6. As Brumas de Avalon - Marion Zimmer Bradley
Eu tenho essa série há vários anos nessa edição dividida em quatro volumes e 2018 é o ano para tomar vergonha na cara, rs, e ler pelo menos o primeiro volume, A senhora da magia. Essa obra é bastante elogiada e, recentemente, ganhou uma versão nova em capa dura bem bonita em apenas um volume. A leitura de Sonhos de Avalon ainda está fresca na memória, então estou com mais vontade ainda de ler mais sobre A lenda do Rei Arthur.

7. Amantes e Rainhas - Benedetta Craveri
Não existem muitos livros que contam histórias de reis e rainhas traduzidos para o português, e quando eu estava fascinada pelo assunto, descobri esse livro da historiadora Benedetta Craveri que fala da bendita Cataria de Medici! rs O livro está esgotado mais felizmente consegui achar uma edição praticamente nova na Estante virtural. Depois de tanta procura, merece ser lido o quanto antes!

8. Emma - Jane Austen
Já faz um tempinho desde a minha última leitura de Jane Austen e escolhi Emma para este ano. Essa nova edição da Nova Fronteira conta com a tradução de Ivo Barroso. Acredito que vai entrar para os favoritos fácil!

9. O Caminho do Poço das Lágrimas - André Vianco
Se não me engano, comprei esse livro em 2008, mas, na época fiquei com medo e não consegui terminar a leitura! rs Esse é título nacional com uma trama de suspense, talvez terror. Curiosa para ler!

10. O Mestre e a Margarida - Mikhail Bulgákov
Mais um título russo na minha lista. Eu simplesmente adorei a sinopse do livro! A história foi inspirada na obra de Goethe e parece ser bem engraçada. Também, o que esperar das “peripécias de satã na cidade (de Moscou) acompanhado de um séquito infernal, composto por um gato falante e fanfarrão, um intérprete trapaceiro, uma bela bruxa e um capanga assustador”? Quero muito ler!

11. Retrato de uma senhora - Henry James
Será minha segunda leitura do autor e é um livro que está voltando a lista dos “preciso muito ler”. Ía fazer um projeto de leitura com ele no ano passado e cheguei até a dividir o livro em várias partes - leitura por dia - mas acabou não dando tempo! Mas em 2018 termino Retrato de uma senhora!

12 Aventuras de Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll
Esse foi um título que chegou para mim de última hora. Passando despretensiosamente pela Livraria Cultura um dos vendedores me indicou essa edição (que vem com Através do Espelho também) com um ensaio psicanalítico sobre a obra. Já me conquistou aí e ainda mais depois que descobri, mais tarde, que essa tradução da Editora 34, de Sebastião Uchoa Leite, também é a mais indicada para adultos!

É isso aí pessoal, quais livros vocês estão se programando para ler em 2018?

Outros posts legais

0 comentários

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, escreva para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English