Sonhos de Avalon: A Última Profecia - Bianca Briones

1/24/2018

Não é novidade para ninguém que eu simplesmente adoro mitologia. Inclusive, sempre me interessei pela lenda do Rei Arthur mas nunca cheguei a estudar o tema a fundo (ainda). Imaginem a minha empolgação quando um título prometendo uma releitura da história de Arthur misturando a Idade Média e o tempos atuais chegou por aqui! Rapidamente peguei o livro para ler.

Sonhos de Avalon: A Última Profecia, escrito pela autora nacional Bianca Briones, recentemente ganhou uma nova edição dividida em dois volumes pela Bertrand Brasil. A boa notícia é que o segundo tem previsão para sair em novembro deste ano. Mas vamos para o assunto do post de hoje: contarei para vocês o que achei do primeiro livro.

Na historia somos apresentados a uma personagem bastante conhecida da lenda, Morgana Pendragon, a irmã de Arthur e princesa de Camelot, e outra original de Briones chamada Melissa, uma garota que vive no século XXI, em uma cidadezinha do Brasil chamada Quatro Estações. O curioso é que as duas tem uma misteriosa ligação que nenhuma consegue explicar, envolvendo acontecimentos estranhos e visões que fazem com que Morgana questione o controle sobre sua magia. Num dado momento, Melissa acorda no corpo de Morgana em pleno século V!

O que descobrimos lá pela página 80 – e que me deixou ligada na história e me fez perder o horário - é sensacional! A relação entre ambas e a vinda de Melissa a Camelot são partes de um plano minucioso de Merlin, o feiticeiro, para salvar Arthur e a Britânia da destruição nesta realidade paralela. O melhor, não é a primeira vez que ele tenta realizar esse feito, em todas as outras vezes algo interferiu em seus planos e Arthur acabou traído.

Entretanto, diferente do que se poderia imaginar, Melissa não está nada contente em seguir a ideia de Merlin e se casar com o famoso Rei Arthur. O que ela mais deseja é voltar para casa e ficar próxima a seu pai, que continua internado desde o acidente de carro ocorrido dois anos atrás, uma tragédia que também custou a vida de seu irmão Gabriel.

A dificuldade em se lembrar de outras vezes que esteve naquela época e a sensação de familiaridade com um certo cavaleiro moreno de olhos azuis – que não é Arthur – colaboram para fortalecer sua convicção de que não deveria cumprir um papel numa profecia sem nem estar de acordo com ela.

O que Melissa fará para voltar para casa e onde está Morgana? Só lendo Sonhos de Avalon: A Última Profecia para descobrir, rs.

[foto ig]

Sonhos de Avalon é muito bem escrito. A história é bem pensada, cheia de detalhes e, além da principal, apresenta várias sub-tramas interessantes sobre os personagens, tanto as principais como os (aparentemente) secundários. Que o leitor também esteja preparado: há várias reviravoltas neste primeiro volume!

A história tem elementos de fantasia, batalhas e tramas políticas mas como vocês podem imaginar, o foco está mesmo no romance, nos relacionamentos entre os personagens e, mais importante, nos seus sentimentos. A própria narrativa é descritiva e romântica (algumas vezes de forma exagerada para o meu gosto), realçando o que cada situação provoca internamente a eles, aspecto que fica ainda mais evidente nos momentos mais dramáticos do livro.

Além da narrativa linear dos fatos em terceira pessoa, Bianca utilizou como recurso vários flashbacks, fragmentos de memórias que nos ajudam tanto a entender o que aconteceu no passado como também algumas das atitudes dos personagens.

E falando em personagens, Melissa é quase uma anti-heroína pois a garota não quer seguir o plano que foi traçado para ela, e não pretende se casar com Arthur para ajudá-lo a manter a magia e o reino a salvo. Ela tem um ideal de liberdade do qual não está disposta abrir mão, o que é interessante pois não é o comportamento esperado para uma heroína.

Apesar de um discurso feminista, Melissa não é responsável por muitas decisões ou momentos impactantes – que acabam ficando, na maioria das vezes por conta dos inúmeros personagens masculinos que têm a missão de ajudá-la. Além disso, apesar de saber que possui um grande poder, Melissa não busca treinar ou adquirir conhecimento para controlar sua força, passa a maior parte do seu tempo preocupada com outras coisas mais físicas… se é que me entendem, rs. O que pra mim foi estranho, mas também compreensível, dada a situação.

Morgana, apesar de não ter tanto destaque quanto Melissa, acabou me conquistando mais! Ela é vista como uma mulher a frente do seu tempo e é também bastante poderosa. Ela sim, mesmo se distraindo com o novo e sendo muito teimosa, é responsável por momentos chave do enredo. Espero que ela tenha mais destaque no próximo volume.

Em relação aos demais personagens, é interessante também que os cavaleiros da Távola Redonda tenham uma voz importante dentro da história – e aquele assento perigoso que só um guerreiro escolhido poderá tomar sem morrer? Muito interessante! - Já Arthur é um rei bondoso que tenta equilibrar as antigas tradições e a influência de Roma dentro de seu reino. Ele só não tem tanto brilho nesta versão da história quanto Lancelot, seu leal cavaleiro que também é muito benquisto pela Deusa. Mas eu adorei mesmo o velho mago Merlin com seu um humor ácido impagável! Ele é quase um vilão fazendo tudo ao seu alcance para salvar Arthur. É com ele que se dão os melhores diálogos, característica indispensável de um dos personagens mais fortes da história. Além dele, quem também tem uma forte ligação com a magia é a misteriosa Vivienne, a Senhora Avalon, a famosa ilha mágica.

Sonhos de Avalon: A Última Profecia tem pouco mais de 400 páginas e eu quase não conseguia largá-lo de tanta curiosidade! Adorei a leitura e já quero muito saber qual será a conclusão da história de Morgana e Melissa no segundo volume.

Se você está procurando uma história forte e envolvente, que fale de amor, amizade, destino e lealdade com um toque de fantasia, este é o livro. Vale muito a pena a leitura.

Título: Sonhos de Avalon: A Última Profecia | Autor: Bianca Briones | Editora: Bertrand Brasil | Número de Páginas: 424 | Ano de Lançamento: 2017 | Leia um trecho | Compre na Amazon

Outros posts legais

0 comentários

Olá leitor! Quero muito saber o que você do post!

-> Deixe nos comentários suas impressões, opiniões e expectativas. Só não vale contar algum spoiler sobre o livro, rs. Se quiser falar comigo e não quiser usar os comentários, escreva para mim por meio do formulário de contato, clicando aqui.

Obrigada pela visita! :D


Leitores do Open

Nossa página no facebook

Cópia atribuida


Esta obra foi licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Se usar algum texto não esqueça de citar a fonte.


Translate here: Google-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to English